Pular para o conteúdo principal

Confira essas 8 dicas para crescer na carreira e alcançar a independência financeira!


– Boa tarde! Me chamo, Srta. R. e sou viciada em podcasts. - Digo, esperando saudações empáticas dos meus leitores.
Há pouco mais de 10 anos dei o primeiro passo para o vício com um “programa de rádio na internet” chamado Nerdcast, nunca mais parei.
Felizmente, eles também não pararam e você pode receber sua primeira dose agora. Mas, termina o texto primeiro, tá?
Em busca de podcasts sobre os assuntos que me interessam atualmente (money, money, money… MONEY!), descobri um podcast maravilhoso chamado Choose FI
Nele, os apresentadores falam sobre formas distintas de se chegar na tão sonhada independência financeira. É um desses caminhos que vou dividir com vocês hoje, o popular “crescer na carreira”.

Consegui através de muito suor e lágrimas um novo emprego em 2018! Um trampo que paga melhor e também oferece o tão sonhado plano de saúde. Triste pensar que para a nossa geração (millennials, geração Y) o plano de saúde é a nova casa própria.
Confissão: me recusei a crescer na empresa anterior por motivos de “Deus me livre”, mas quero começar na nova firma com o pé direito! Por isso, o episódio 23 do Choose FI  Career Hacking foi muito esclarecedor em como utilizar o seu próprio emprego para conseguir a ryqueza tão desejada. Quem diria?

O programa é ótimo e recomendo muito que seja ouvido. Neste post passarei os principais pontos discutidos. 
Bom pra mim, que martelo essas informações na caixola e pra você, que pode aprender alguma coisinha nova. Vamos lá?



1 - Inicie a vida profissional ganhando bem

Reconheço que essa é difícil. Para muitos a carreira já está pra lá do meio e essa dica fica impossível. Caso você esteja começando agora, leia com atenção!
Todos os futuros aumentos que você virá a receber serão a partir desse número inicial. Um pouquinho a mais fará uma diferença enorme em 30 anos. Portanto, negocie. Não aceite a primeira oferta sem tentar jogar os números um pouquinho para cima.
Um diploma a mais pode ajudar nisso, pós-graduação ou MBA são uma boa razão para pedir mais do que os concorrentes.




2 - Faça mais do que é esperado de você

Resultados medianos trazem aumentos medianos, para merecer aumentos maiores do que o dissídio vá além!
Como descobrir o que é a média? Simples: pergunte para o seu chefe. Marque uma reunião e discuta as expectativas dele sobre o seu trabalho.
Sempre que possível tenha essas metas mensuráveis. 'Aumentar as vendas' é muito vago e não vai ficar claro quando você superá-las. Aumentar as vendas em 30% é mais técnico e vai deixar muito mais claro o seu sucesso quando as elas crescerem em 50%.
Tem a meta bem clara? Avise seu chefe ao alcançá-la. Esperar o reconhecimento alheio é certeza de frustração. Um e-mail simples, anunciando a quebra da meta é muito mais eficiente e assertivo.




3 - Seja adorável

Não precisa ser a Miss Simpatia, mas seja amigável. Se a maioria das pessoas gostar de você, a vida fica muito mais fácil.
Ajude seus colegas, mesmo que seja necessário sair um pouquinho do seu caminho (note que escrevi ‘pouquinho’). 
Trate todos com respeito e seja sempre educado. “Bom dia”, “muito obrigada” e “por favor” não são palavras mágicas por acaso.




4 - Faça contatos

Sair distribuindo o seu cartão por aí não pega bem, mas construir um bom círculo de relações profissionais é muito útil. Priorize uma rede pequena de bons contatos ao invés de centenas de pessoas que você mal sabe de onde vieram.
Seja o primeiro a estender uma mão amiga para alguém da sua rede. Quando você precisar, será mais fácil receber uma ajudinha.
Quer conhecer melhor uma pessoa, mas está sem tempo? Convide-a para um almoço. As chances são grandes de ela também ter que se alimentar no meio do dia! Dois coelhos e uma cajadada.
Faça bom uso do Linkedin. Essa ferramenta revolucionou o networking! Veja algumas dicas:
  • Use uma fotografia de perfil profissional. O seu cachorro é lindo, mas não combina aqui.
  • Destaque suas conquistas. O que você fez de mais interessante nos últimos empregos?
  • Verifique o site por alguns minutos todos os dias e parabenize as pessoas. Aquele “parabéns pela promoção” pode render uma conversa interessante.
  • Adicione uma pessoa nova por dia. Em 365 dias, serão 365 contatos a mais!


5 - Seja atraente

Pesquisas indicam que pessoas atraentes se saem melhor no ambiente profissional. Isso é justo? Não. Posso mudar isso? Por enquanto não, é apenas um fato.
Pessoalmente, essa vai ser difícil de implementar. Desleixo é meu nome do meio desde sempre. 
Uma dica do programa: paquere o seu trabalho. Se arrume como se estivesse indo ver o crush. Aquela roupa legal, aquele batom que combina com a pele. Só não confundir as coisas e exagerar no decote, tá?




6 - Estude sempre

Formal ou informalmente, a aprendizagem tem que continuar. Uma pós-graduação ou MBA são sempre bem-vindos, mas existem outras formas igualmente válidas e muito acessíveis de se manter atualizado.
Ouvi uma vez que ler era o maior life hack possível. Afinal, o autor estudou por anos e anos e compilou todo o seu conhecimento em um livro e o seu único trabalho é ler e absorver toda a sabedoria contida ali. 
Outra forma é escutar audiolivros. Aprender enquanto dirige ou faz uma caminhada, não podia ser mais fácil.
Lembre-se, habilidades de todos os tipos são úteis para se destacar no mercado de trabalho. Para conseguir aquela promoção e crescer na carreira você só precisa ser 10% melhor do que os outros. Com pequenos progressos diários isso é perfeitamente atingível.



7 - Seja seu próprio gerente

Quem melhor do que você mesmo para saber quais são os seus pontos fracos e fortes? Descubra-os e invista em melhorar sempre.
Cuide também da sua produtividade. Existem muitos sistemas que podem ajudar a medir e melhorar o nível de produtividade. Meu favorito se chama Trello e a minha vida toda está organizada dentro dele.


8 - Venda-se bem

Marketing pessoal é saber vender a si mesmo e o seu trabalho. Isso é extremamente importante caso você não tenha sido reconhecido na sua empresa atual e precise procurar outro trabalho.
Aprender a criar um bom currículo e carta de apresentação são habilidades que o farão destacar-se dos demais. Aproveite e aprimore também a sua “conversa de entrevista”. Você está se vendendo para o recrutador, tenha um bom pitch de vendas.

Se a sua principal fonte de renda é o seu emprego, invista nele! Para obter retornos maiores e atingir a liberdade o mais breve possível é necessário crescer na carreira de forma sustentável. Boa escalada!

Espero que este texto tenha sido útil para você. Lembra de alguém que também pode precisar dessas dicas? Compartilha com ele (a)!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A receita da Ryqueza

Não sei se vocês conhecem a (deusa, linda e maravilhosa) Nathalia Arcuri, mas caso a resposta seja não, tenho que corrigir isso. Em Junho deste ano (2017) assisti o vídeo abaixo. Pode assistir no final ou agora, eu espero. No vídeo a Nath dá uma receita para guardar dinheiro. Não é demais dizer que mudou minha vida financeira (Obrigada, Nath, sua linda!) Não vou só dar a receita, mas vou explicar como estou aplicando ela na minha vida e dar o meu pulo do gato. 10% para aposentadoria e 20% para objetivos de médio/longo prazo: Como eu acabei tendo que esvaziar a minha reserva financeira, estou usando esses 30% para reconstruí-la. Assim que atingir o total de 6 meses do meu custo de vida (e estou me esforçando para que seja logo), vou colocar os 10% em Tesouro direto pré-fixado e os 20% vão para o intercâmbio na Itália. 50% para o Essencial: Aqui eu coloco tudo o que considero indispensável. Moradia, comida, transporte e lazer. No momento meu maior gasto v

Precisamos falar sobre dinheiro

Em casa a gente nunca conversava sobre dinheiro , quando falava era sobre a falta dele. Meu pai estava sempre endividado e minha mãe, apesar de ganhar bem, nunca tinha dinheiro sobrando. Eu nunca tive aula de educação financeira na escola, vamos combinar que o país seria outro se esse curso estivesse na grade curricular? Só fui aprender bem mais velha que é necessário poupar, não só para algo, mas para o futuro em si. Não culpo meus pais pela falta de informação, eles também não receberam nenhuma educação sobre como lidar com dinheiro. Mas, quero quebrar esse ciclo comigo. Eu vou falar sobre dinheiro. Vou falar com amigos, vou falar aqui no blog, vou falar com o namorado e com os possíveis futuros rebentos que viermos a ter. E os motivos para isso são vários: Você não está sozinho Todos, mas todos mesmo, temos preocupações financeiras. Algumas pessoas têm preocupações mais urgentes e imediatas como de onde tirar o dinheiro para pagar o próximo aluguel, outras estão em dú