Pular para o conteúdo principal

Precisamos falar sobre dinheiro




Em casa a gente nunca conversava sobre dinheiro, quando falava era sobre a falta dele. Meu pai estava sempre endividado e minha mãe, apesar de ganhar bem, nunca tinha dinheiro sobrando. Eu nunca tive aula de educação financeira na escola, vamos combinar que o país seria outro se esse curso estivesse na grade curricular? Só fui aprender bem mais velha que é necessário poupar, não só para algo, mas para o futuro em si.
Não culpo meus pais pela falta de informação, eles também não receberam nenhuma educação sobre como lidar com dinheiro. Mas, quero quebrar esse ciclo comigo. Eu vou falar sobre dinheiro. Vou falar com amigos, vou falar aqui no blog, vou falar com o namorado e com os possíveis futuros rebentos que viermos a ter. E os motivos para isso são vários:

Você não está sozinho

Todos, mas todos mesmo, temos preocupações financeiras. Algumas pessoas têm preocupações mais urgentes e imediatas como de onde tirar o dinheiro para pagar o próximo aluguel, outras estão em dúvida sobre qual será o melhor investimento para o seu momento de vida. E, como todos sabem, duas cabeças pensam melhor do que uma.
Um exemplo disso é que no meio da minha insatisfação com a minha renda atual, descobri outros amigos descontentes e fiz um grupo de estudos sobre finanças. Não nos encontramos para reclamar e sim para pensar em estratégias e soluções que possam nos ajudar financeiramente. Isso vale ouro!

Não precisamos errar sempre

Você ouviu falar de uma franquia incrível que dá retorno de 200% em 6 meses. Você até pensa que é bom demais pra ser verdade, mas, quando a tábua da salvação está na nossa frente...
6 meses depois, o negócio deu com os burros n'água. O negócio incrível era um golpe e você está mais endividado do que antes.
E, adivinha só? Descobre que o seu primo de segundo grau caiu no mesmo esquema antes de você, perdeu ainda mais dinheiro e você nem sabia. Se você tivesse conversado sobre a sua ideia com mais pessoas, teria sido poupado desse fracasso.

A inveja acaba

Os vizinhos foram para a Disney de novo esse ano?! Como eles conseguem? Só podem estar fazendo algo ilegal. Eu sempre achei que ele tinha cara de traficante...
Se, ao invés de julgar, você fosse bater um papo com os vizinhos sobre as viagens deles, poderia ficar sabendo que eles tem uma pessoa na família que trabalha com viagens e conseguem super descontos (que podem se estender para amigos, hummm). Ou então eles são magos no acúmulo de pontos e podem te passar dicas maravilhosas!
Conversar sobre dinheiro é fácil, simples e saudável. E, como tudo na vida, podemos aprender muito mais compartilhando conhecimento do que trancados dentro da nossa própria cabeça.
Fiquem com pensamentos rycos!

Photo by Jason Rosewell on Unsplash

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira essas 8 dicas para crescer na carreira e alcançar a independência financeira!

– Boa tarde! Me chamo, Srta. R. e sou viciada em podcasts. -  Digo, esperando saudações empáticas dos meus leitores. Há pouco mais de 10 anos dei o primeiro passo para o vício com um “programa de rádio na internet” chamado Nerdcast, nunca mais parei. Felizmente, eles também não pararam e você pode receber sua primeira dose  agora. Mas, termina o texto primeiro, tá? Em busca de podcasts sobre os assuntos que me interessam atualmente (money, money, money… MONEY! ), descobri um podcast maravilhoso chamado Choose FI .  Nele, os apresentadores falam sobre formas distintas de se chegar na tão sonhada independência financeira. É um desses caminhos que vou dividir com vocês hoje, o popular “crescer na carreira”. Consegui através de muito suor e lágrimas um novo emprego em 2018! Um trampo que paga melhor e também oferece o tão sonhado plano de saúde. Triste pensar que para a nossa geração (millennials, geração Y) o plano de saúde é a nova casa própria. Confissão: me recusei a cresc

A receita da Ryqueza

Não sei se vocês conhecem a (deusa, linda e maravilhosa) Nathalia Arcuri, mas caso a resposta seja não, tenho que corrigir isso. Em Junho deste ano (2017) assisti o vídeo abaixo. Pode assistir no final ou agora, eu espero. No vídeo a Nath dá uma receita para guardar dinheiro. Não é demais dizer que mudou minha vida financeira (Obrigada, Nath, sua linda!) Não vou só dar a receita, mas vou explicar como estou aplicando ela na minha vida e dar o meu pulo do gato. 10% para aposentadoria e 20% para objetivos de médio/longo prazo: Como eu acabei tendo que esvaziar a minha reserva financeira, estou usando esses 30% para reconstruí-la. Assim que atingir o total de 6 meses do meu custo de vida (e estou me esforçando para que seja logo), vou colocar os 10% em Tesouro direto pré-fixado e os 20% vão para o intercâmbio na Itália. 50% para o Essencial: Aqui eu coloco tudo o que considero indispensável. Moradia, comida, transporte e lazer. No momento meu maior gasto v